domingo, 15 de maio de 2016

Livros sobre opressão das mulheres


Vamos falar de NÓS, MULHERES!

Precisamos parar um pouquinho e olhar para esta realidade e começarmos a questionar: Sempre foi assim? Sempre fomos o 'segundo sexo'? Somos realmente menos capazes fisicamente? Por que temos que fazer, sozinhas, o trabalho doméstico? Por que as tarefas domésticas são 'coisa de mulher'? Por que mulheres ganham menos que homens? Por que as mulheres sofrem com a violência só por serem mulheres? 

Entender nossa história é importante para que conheçamos fatos e a partir destes é possível reconstruir o futuro. Há tempos que, nós, mulheres, estamos no segundo plano da sociedade, subjugadas, envoltas de mitos e ideologias que nos fazem inferiores que os homens.

Para desconstruir esta realidade que nos foi dada como única possível, precisamos nos situar historicamente. Aqui, vamos sugerir alguns livros que nos fizeram entender melhor a situação da mulher na sociedade de classes. Espero que façam vocês refletirem também.



Primeiro livro é: ORIGEM DA FAMÍLIA, DA PROPRIEDADE PRIVADA E DO ESTADO, escrito por Engels. Nele, Engels resgata como eram  as características dos primeiros núcleos familiares. A leitura deste livro nos ajuda a entender, historicamente, como se deu a relação de classes, as mudanças na sociedade a partir do surgimento da propriedade privada e do Estado. Desmistifica os mitos que envolvem a mulher, demonstrando que nem sempre foi assim, como querem que acreditemos. (Baixe o Livro em PDF).


Abordando diversos temas que o livro anterior aborda, com um olhar antropológico, SEXO CONTRA SEXO, CLASSE CONTRA CLASSE (Evelyn Reed), mergulha na explicação da origem da opressão e derruba cada mito sobre a inferioridade do sexo feminino, demonstrando que são totalmente falsas as ideias que apresentam as mulheres como um ser oprimido desde sempre. O livro demonstra que, além da opressão da mulher ter aparecido junto com a monogamia, ela é fruto da sociedade de classes; nasceu com a exploração, a propriedade privada, o Estado, a família, sendo, portanto produto social e histórico e não natural, biológico ou divino.




Na década de 1970, Heleieth Saffioti escreveu: A MULHER NA SOCIEDADE DE CLASSES - MITO E REALIDADE. Neste livro, que foi o resultado de muita pesquisa do seu doutorado, Saffioti declara que dentro do sistema capitalista, as opressões (gênero, raça e classe) se tornam mecanismos do processo competitivo e atuam de forma conveniente a sustentação da estrutura de classes, da estrutura do capitalismo. O problema da mulher não é algo isolado da sociedade de classes, superar a opressão das mulheres só será possível com a destruição do modo de produção capitalista e a implantação do socialismo. 


Assim como Saffioti declara que a mulher só será livre com a destruição do sistema capitalista e implantação do socialismo, Wendy Goldman, com seu livro: MULHER, ESTADO E REVOLUÇÃO, nos situa dentro da experiência de libertação vivida pelas mulheres russas após a tomada do poder pelos trabalhadores, em 1917, e implantação do socialismo. Relata as conquistas históricas, a emancipação da mulher, as políticas sociais que tinham o foco promover igualdade entre os sexos. Retrata também a decadência nas conquistas das mulheres quando entra em cena a burocracia stalinista.




FEMINISMO E POLÍTICA: UMA INTRODUÇÃO, de Flávia Biroli e Luis Felipe Miguel, é um livro que aborda, através de um panorama histórico, os 'feminismos'. Discutem as principais contribuições da teoria politica feminista e apresentam termos e as posições divergentes dentro do movimento feminista, mapeando as posições de diferentes autoras e correntes.





Estes livros trouxeram muitas reflexões sobre nossa sociedade, uma sociedade dividida em classes e envolta de várias ideologias que sustentam este sistema. Identificar essas ideologias e combatê-las é lutar por um mundo livre de opressões e exploração, é lutar por uma sociedade socialista!


Secretaria de Mulheres 
Regional Taboão, Embu e Itapecerica da Serra


Nenhum comentário:

Postar um comentário