segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Transporte coletivo em Taboão e região está pior, um ano e meio depois das Jornadas de Junho. Leia a nota do PSTU.



Em 25 de junho de 2013, o movimento Vem Pra Rua Taboão organizou um ato na Câmara de Vereadores de Taboão da Serra para cobrar melhorias no transporte coletivo da cidade.

Nota do PSTU Taboão, Embu e Região

ABAIXO O REAJUSTE DAS TARIFAS!
PASSE LIVRE, JÁ!

Os trabalhadores e estudantes de Taboão da Serra, Embu das Artes e da região do chamado Conisud (que inclui também Itapecerica, São Lourenço, Embu Guaçú, Cotia, Vargem Grande Paulista e Juquitiba), estão na expectativa sobre o reajuste das tarifas de ônibus nestes municípios. A grande parcela da população da região que utiliza o transporte intermunicipal e o sistema de metrô, trem e ônibus da capital já foi prejudicada com o aumento de tarifas ordenado pelo prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) e pelo governador Alckmin (PSDB).


O prefeito de Taboão, Fernando Fernandes (PSDB) já se adiantou afirmando que não haverá rejuste das tarifas municipais porque "as tarifas estão dentro dos custos" da Viação Pirajuçara. Isto é o mínimo que se poderia esperar, pois o correto seria a diminuição do valor da tarifa porque os R$3,00 cobrados pela Pirajuçara são uma das tarifas mais caras do país. Não se justifica este valor para trajetos de ônibus num município de apenas 20,7 km2 e sem nenhum tipo de integração. Além disso, os custos da empresa são menores porque não há renovação da frota (um monte de "lata velha" rodando há décadas) e não há despesas com cobradores. Ou seja, os altos lucros da Pirajuçara já estão muito bem garantidos. Uma auditoria paga pela prefeitura de São Paulo apontou que o lucro médio das empresas de ônibus da capital é de 18,6%. Alguém duvida que o lucro da Pirajuçara é muito maior do que isso?

O que é preciso fazer é rever o contrato de concessão de serviços de transporte assinado pela prefeitura com a Pirajuçara (que será renovado neste mês de janeiro) para impor condições que garantam uma melhoria efetiva do transporte coletivo em Taboão. Isso deve começar pela abertura das planilhas e pela realização de uma auditoria independente da empresa e do governo para averiguação dos custos reais do transporte coletivo em Taboão. Mas, os taboanenses não devem esperar nenhuma medida neste sentido feita pelo prefeito e pelos vereadores, políticos subservientes aos interesses das empresas que financiam suas carreiras políticas.

Já o prefeito de Embu, Chico Brito (PT), realizou uma "audiência pública" esvaziada para anunciar o reajuste da tarifa de R$ 2,60 para R$ 2,90 a partir de abril de 2015. Para dourar esta pílula amarga e enfiá-la goela abaixo dos trabalhadores foram feitas várias promessas sem data para serem cumpridas, como a implantação do bilhete único integrado.

Mesmo após as Jornadas de Junho de 2013, que tiveram como reivindicação central a melhoria do transporte coletivo, nada foi feito pelos prefeitos da região do Conisud para atender as reivindicações populares. Os trabalhadores e os estudantes continuam sofrendo diariamente dentro de ônibus superlotados, sem ar condicionado, sem segurança, sem horários certos. Empresas como Pirajuçara, Miracatiba e “cooperativas” de vans fazem o que querem com os usuários e os trabalhadores, sem nenhuma fiscalização da parte do poder público.

Estatizar para garantir tarifa zero e integração total do sistema

A posição do PSTU sobre o transporte coletivo é bastante objetiva.

Somos contra qualquer reajuste de tarifas, que já são abusivas para um transporte de péssima qualidade. Defendemos a redução das tarifas atuais em direção a uma tarifa zero que seja custeada pelos empresários.

Defendemos a criação de um sistema único e integrado de transporte em toda a região metropolitana de São Paulo, com um bilhete único de integração para ônibus municipais, intermunicipais, trem e metrô. O que impede a criação deste sistema são os interesses econômicos dos empresários do transporte e a jogatina política do PT e PSDB, que colocam seus interesses eleitoreiros acima dos direitos da população. A integração dos ônibus em cada município do Conisud deve ser realizada imediatamente.

Para garantir a implantação da tarifa zero e a integração total do sistema defendemos a estatização de todo o sistema de transporte coletivo, que é um direito de primeira necessidade dos trabalhadores e não deve ser fonte de lucros para uma minoria de capitalistas gananciosos, nem fonte de caixa 2 para os partidos governantes, nem meio para lavagem de dinheiro. As atuais empresas privadas de transporte coletivo de ônibus, trem e metrô devem ser expropriadas sem indenização porque já lucraram muito com o sofrimento do povo. Todo o sistema deve ser estatizado e criada uma empresa estatal que centralize e planifique o sistema e sua administração deve ser feita sob controle dos usuários e dos trabalhadores do transporte coletivo, que são os únicos setores sociais que têm interesse em um transporte coletivo de qualidade.

Defendemos a valorização salarial, a melhoria das condições de trabalho e o fim do assédio moral e da perseguição política às lideranças dos motoristas, cobradores, metroviários, ferroviários e demais trabalhadores do sistema de transporte coletivo. Somos contra o fim da função de cobrador e defendemos os empregos destes trabalhadores.

Defendemos o pagamento imediato do vale/auxílio transporte para os funcionários públicos de Taboão, que até hoje não têm este direito mínimo garantido.

Passe Livre para todos os estudantes, já!

Os prefeitos Fernando Fernandes e Chico Brito "se esqueceram" de um "pequeno detalhe": o Passe Livre para os estudantes de Taboão e Embu. Na medida em que uma parcela dos estudantes de São Paulo passará a ter direito ao Passe Livre (anunciado por Haddad e Alckmin e prefeitos de algumas cidades metropolitanas) não é justo que os jovens de Taboão e Embu sigam arcando com os custos das passagens.

O PSTU seguirá lutando, agora de forma redobrada, pela implantação imediata do Passe Livre para todos os estudantes nos municípios da região do Conisud .

Com as Jornadas de Julho de 2013 surgiram na região alguns fóruns de luta pela melhoria do transporte coletivo que, infelizmente, tiveram vida curta.

É preciso organizar imediatamente novos fóruns unitários para levar adiante a luta contra o aumento das tarifas, pela melhoria do transporte coletivo e pelo Passe Livre, já!

O PSTU se coloca na primeira fila desta luta.

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado - Regional Taboão (5/1/2015)

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